sexta-feira, 31 de julho de 2009

Reunião com Monitores PET-Saúde FC II

Ocorreu dia 31/07 uma reuniao com a tutora Socorro, os preceptores e os monitores do programa PET-Saúde FC II.

Estiveram presentes dois monitores de medicina, uma monitora da nutrição, os preceptores Jaaziel (médico) e Clismary (enfermeira).

Na ocasião foi feito um levantamento das atividades do programa na Unidade durante o mês de Julho. Foi também discutido minimamente a e SACI e a POTI na USF - como deve ser a execução dessas disciplinas? A POTI agora contará com os estudantes de medicina, subindo para aproximadamente 11 o número de estudantes não-bolsistas na Unidade nas terças a tarde. Caso a odontologia também consiga encaixar a disciplina, esse número pode subir.

A sala de situação está progredindo, os dados gerais estão compilados. Falta agora pensar a melhor forma de publicar essas informações para os usuários - e especialmente: o que publicar.

Ficou acordado entre os presentes que todos iriam divulgar o quanto antes sua disponibilidade para o semestre 2009.2.

Algumas fotos do dia do amigo...


Usuários do Grupo de Idosos e ACS no dia do Amigo


Monitor Anderson no Dia do Amigo


Médico Jaaziel e a rede diversificada de fuxico

sábado, 25 de julho de 2009

Dia do AMIGO em Felipe Camarão

No dia 20 de Julho a USF Felipe Camarão II realizou uma atividade em parceria com o grupo de idosos "CONVIVER Padre João Maria" em comemoração ao DIA DO AMIGO.


A execução e o planejamento dessa atividade contaram com a participação dos Agentes Comunitários de Saúde, com o monitor PET Anderson e com a ajuda dos demais profissionais da Unidade.


Em articulação com o grupo de caminhandas "Caminhos da Vida", foi feito uma reflexão sobre a importância daqueles amigos que temos e que caminham conosco ao longo das nossas estradas. A importância da atividade física e da adoção de hábitos de vida mais saudáveis foram levantadas.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Oficina de Aleitamento Materno - Rede Amamenta BRASIL


A Unidade de Saúda da Família de Felipe Camarão II teve recentemente uma oficina sobre aleitamento materno com a Rede Amamenta Brasil. Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Saúde que objetiva especialmente contribuir para aumentar os índices de aleitamento materno no país.


Segundo Graça, médica da Unidade, atualmente o Aleitamento Materno exclusivo vem sendo uma realidade mais constante do que quando iniciou o Programa Saúde da Família. Os principais problemas são com as "mães de primeira viagem" e com os sintomas de dolorimento comum nas mamas durante os primeiros dias da amamentação. Algumas mães também queixam-se que seus filhos não estão ficando saciados com seu leite. A médica referendou ainda que o programa de Crescimento e Desenvolvimento (CD) vem sendo uma importante ferramenta, pois mostra a mãe que seu bebê está ganhando peso.


Durante o mês de junho em FC II, das 20 crianças menores de 6 meses, 15 estavam em aleitamento exclusivo. Ter que sair para trabalhar é um ponto importante para as mães optarem pela não amamentação exclusiva. As ideias das avós ainda é um ponto importante para as mães e essas mulheres também precisam ser alcançadas pela USF - tendo em vista seu papel de formadores de opinião.


Abaixo, trazemos algumas reproduções de falas de profissionais da USF Felipe Camarão II que participaram dessa experiência:

Beatriz, Auxiliar de Enfermagem

Como foi a oficina para você?
Foi ótima, muito proveitosa. Já temos uma certa experiência no assunto. Acrescentou mais.
A oficina lhe acrescentou algo? O que?
Sim, o incentivo ao aleitamento materno exclusivo, já que a maioria das mães trabalha e não amamenta até os 6 meses. Antigamente não existia esse incentivo ao aleitamento. As mães até batiam foto com as latas de leite ninho que os bebês comiam. As mães primigestas reclamam mais da amamentação e nas visitas domiciliares precisam conversar mais com elas e convencê-las do benefício do aleitamento.
O que você mais gosto na oficina?
Tudo foi muito proveitoso.
O que sugeriria para as proximas oficinas?
Em relação a outras que eu vi, precisaria ter mais conteúdo, pois sempre há coisas a acrescentar. Enfocar mais no pré-natal do casal também (homem e mulher juntos no pré-natal).
Socorro, Auxiliar de Enfermagem
Como foi a oficina para você?
Nunca tinha participado de nada em Aleitamento Materno. Foi muito interessante.
A oficina lhe acrescentou algo?
Nunca tinha tido experiencias com técnicas de Aleitamento Materno. Acho interessante as técnicas. Apesar de que o aleitamento não é meu setor na unidade, nunca tive essa experiência de aconselhar essas mulheres. Mas gostei porque conhecimento é sempre bom e como profissionais de saúde precisamos saber de tudo um pouco.
O que você mais gostou?
A troca da experiência de cada profissional. A questão da avó interferir no aleitamento materno e o uso de vacinas. Uma profissional disse que crianças que mamam tem mais dificuldade de engolir as gotinhas da vacina, apesar de conseguirem.
O que você sugeriria para as próximas oficinas?
Faltou a parte de planejamento familiar, em especial do tipo de anticoncepcional que as grávidas podem usar.