quarta-feira, 26 de agosto de 2009

15º Aniversário dos Agentes Comunitários de Saúde de Felipe Camarão II...

No dia 31 de Agosto, os mais de 21 ACS de Felipe Camarão estarão comemorando seu 15º aniversário de atividades na Unidade de Saúde.
Será um dia de muitas programações a serem desenvolvidas com os Usuários da Unidade. Confira:

06:30 - Caminhada com os grupos operativos.

08:30 - Coral do PDA

09:00 - Ato Ecumênico

11:00 - Inauguração e visitação da sala de situação

13:30 - Feirarte

14:00 - Vídeos (ACS Agentes de Transformação)

15:30 - Apresentações Culturais

- Janelas do Brasil - Tribos de Teatro
- Pastoril do Peixe Boi Encantado
- Carimbó Balanços do Norte
- Capoeira Cordão de Ouro
- Coral do NAM
- Grupo de teatro caminhos do Sol

17:00 - Encerramento

Reunião Administrativa Monitores + Tutora

Hoje, as 18:30 ocorreu a primeira reunião integrada dos Monitores PET Saúde com a Tutora no departamento de Odontologia da UFRN.

As reuniões integradas ocorrerão mensalmente, tendo como objetivo a troca de informações do que cada monitor está executando e das orientações da tutoria.

A próxima reunião ocorrerá no dia 30 de Setembro, as 18:30, no mesmo local.

domingo, 23 de agosto de 2009

Disciplina POTI - Um desafio



A disciplina POTI é uma iniciativa da UFRN onde estudantes dos cursos de medicina, enfermagem e odontologia estarão conhecendo o funcionamento das Unidades de Saúde da Família.


Ao contrário da SACI, onde os estudantes iam conhecer a Comunidade, o principal objetivo da POTI é discutir a estratégia Saúde da Família e o trabalho de cada profissional que nela atual (ACS, Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Gestor, Odontólogo, Médico, Auxiliar de Dentista, etc).


A disciplina funcionará nas terças feiras a tarde. A proposta inicial é dividi-la em 2 momentos:


- De 13:30 as 15 horas: os estudantes acompanharao em duplas as atividades dos profissionais (já estão confirmados o enfermeiro, o médico e o dentista. Faltam o ACS, a gestão, o acolhimento).


- De 15 horas as 16 horas, os estudantes discutirão um tema de relevância dentro do conteúdo da disciplina POTI (Vigilancia Sanitária, Vigilância a Saúde, Territorialização, Sala de Situação, Educação Popular, etc).


As atividades da POTI começarão dia 25/08, no departamento de enfermagem. No dia 01/09, os estudantes estarão indo as Unidades participar de uma roda de conversa com todos os profissionais. Só a partir do dia 08/09 é que teremos o sistema de rodízios funcionando a pleno vapor.


Todos estão convidados a construir a disciplina POTI conosco: profissionais, estudantes e usuários.


quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Reuniao com os ACS...

Terça, dia 18 de Agosto, aconteceu a primeira roda de conversa integrada PETSaúde-ACS.

Os agentes comunitários de saúde são peças fundamentais no funcionamento da Estratégia Saúde da Família. Contudo, de acordo com o depoimento de muitos deles, não estava ocorrendo uma integração entre eles e o programa PET Saúde, há 6 meses atuando nas Unidades de Saúde da Família.

Apesar de ser um exemplo de Felipe Camarão II, será um fato isolado dos outros grupos PET?

Como deliberação dessa reunião saiu que:

1 - Os ACSs serão convidados pra participar das reunioes com tutor/preceptores/monitores.

2 - O PET Saúde articulará junto com os ACS's uma forma de alavancar os grupos existentes na comunidade (haverá reunião dia 26/08 para isso).

3 - A Unidade de Felipe Camarão II passará a integrar o programa de capacitação dos ACS's que está sendo desenvolvido pela Unidade de Cidade Nova.

Esperamos com isso que a relação PET-ACS's possa progredir e dessa forma atingir os principais atores de todos os serviços de saúde: os usuários.

Aniversário do Programa dos ACSs em Felipe Camarão...

No proximo dia 31 de Agosto, os Agentes Comunitários de Saúde da Unidade de Felipe Camarão II estarão completando 15 anos de atividades realizadas.

Nesse sentido, estará ocorrendo durante todo o dia uma série de atividades gratuitas na Unidade. Serão oficinas, com uma amostra de todas as atividades realizadas no posto de saúde, além de uma apresentação do Pastoril - feito na própria Unidade.

Todos estão convidados, incluindo o PET Saúde, a se integrar.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Relato de vivência na disciplina POTI na UBS de Felipe Camarão II (Cecília Olívia P. de Oliveira)

A vivência na disciplina POTI de início foi um pouco confusa tanto para os estudantes envolvidos, quanto para os preceptores, tutores e os estudantes PET Saúde. Percebemos que foi um pouco precipitada a tentativa de aplicar essa disciplina no meio do semestre ainda não tão bem estruturada. Acredito que todos sentiram isso, pelo que conversei com outros colegas POTIs.


Grandes eram as nossas expectativas, uma vez que a disciplina SACI nos fez despertar novas idéias, mas que infelizmente não são totalmente desenvolvidas, pois não há uma continuidade das ações realizadas, e esperávamos que a POTI fosse mais além nesse sentido.


Vivenciamos o trabalho dos profissionais da UBS de Felipe Camarão II, que inclusive, são bastante comprometidos com o seu serviço, as rotinas e protocolos aplicados diariamente como o atendimento pré-natal, a consulta de preventivo, a campanha de vacinação, e o acompanhamento da HIPERDIA. Foi apenas uma vivência, de poucos dias que nos mostrou o lado meramente tecnicista da saúde. Sentimos a necessidade de participar das decisões, saber realmente qual nosso papel quanto estudante neste projeto, acompanhar o cronograma real de todas as atividades a serem realizadas e de conhecer melhor a disciplina a fim de nos situar-mos neste ambiente tão confuso. Isso mexe com a identidade cultural. A pessoa pensa e age conforme as influências e os fatores condicionadores do seu meio ambiente.


Vimos que este semestre foi uma estratégia de “teste” para consolidação do projeto POTI, uma experiência que revelará suas demandas, objetivos, dificuldades e expectativas de resultados. Contudo, é interessante ressaltar a visão do aluno nesse ambiente do “novo”, e suas frustrações enquanto integrante da disciplina, para que essa observação seja motivo de alerta e mudança, sempre na busca pela qualidade do ensino superior e a formação de um profissional da saúde responsável e cidadão. É dessa iniciativa que a evolução acontece. Precisamos vivenciar melhor a máxima que diz: “cada um depende de todos e todos dependem de cada um”.
“Não posso continuar sendo humano se faço desaparecer em mim a esperança”. (Paulo Freire)


A equipe "Ecos de FCII" agradece a estudante Cecília por sua contribuição.

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Reunião com Monitores PET-Saúde FC II

Ocorreu dia 31/07 uma reuniao com a tutora Socorro, os preceptores e os monitores do programa PET-Saúde FC II.

Estiveram presentes dois monitores de medicina, uma monitora da nutrição, os preceptores Jaaziel (médico) e Clismary (enfermeira).

Na ocasião foi feito um levantamento das atividades do programa na Unidade durante o mês de Julho. Foi também discutido minimamente a e SACI e a POTI na USF - como deve ser a execução dessas disciplinas? A POTI agora contará com os estudantes de medicina, subindo para aproximadamente 11 o número de estudantes não-bolsistas na Unidade nas terças a tarde. Caso a odontologia também consiga encaixar a disciplina, esse número pode subir.

A sala de situação está progredindo, os dados gerais estão compilados. Falta agora pensar a melhor forma de publicar essas informações para os usuários - e especialmente: o que publicar.

Ficou acordado entre os presentes que todos iriam divulgar o quanto antes sua disponibilidade para o semestre 2009.2.

Algumas fotos do dia do amigo...


Usuários do Grupo de Idosos e ACS no dia do Amigo


Monitor Anderson no Dia do Amigo


Médico Jaaziel e a rede diversificada de fuxico

sábado, 25 de julho de 2009

Dia do AMIGO em Felipe Camarão

No dia 20 de Julho a USF Felipe Camarão II realizou uma atividade em parceria com o grupo de idosos "CONVIVER Padre João Maria" em comemoração ao DIA DO AMIGO.


A execução e o planejamento dessa atividade contaram com a participação dos Agentes Comunitários de Saúde, com o monitor PET Anderson e com a ajuda dos demais profissionais da Unidade.


Em articulação com o grupo de caminhandas "Caminhos da Vida", foi feito uma reflexão sobre a importância daqueles amigos que temos e que caminham conosco ao longo das nossas estradas. A importância da atividade física e da adoção de hábitos de vida mais saudáveis foram levantadas.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Oficina de Aleitamento Materno - Rede Amamenta BRASIL


A Unidade de Saúda da Família de Felipe Camarão II teve recentemente uma oficina sobre aleitamento materno com a Rede Amamenta Brasil. Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Saúde que objetiva especialmente contribuir para aumentar os índices de aleitamento materno no país.


Segundo Graça, médica da Unidade, atualmente o Aleitamento Materno exclusivo vem sendo uma realidade mais constante do que quando iniciou o Programa Saúde da Família. Os principais problemas são com as "mães de primeira viagem" e com os sintomas de dolorimento comum nas mamas durante os primeiros dias da amamentação. Algumas mães também queixam-se que seus filhos não estão ficando saciados com seu leite. A médica referendou ainda que o programa de Crescimento e Desenvolvimento (CD) vem sendo uma importante ferramenta, pois mostra a mãe que seu bebê está ganhando peso.


Durante o mês de junho em FC II, das 20 crianças menores de 6 meses, 15 estavam em aleitamento exclusivo. Ter que sair para trabalhar é um ponto importante para as mães optarem pela não amamentação exclusiva. As ideias das avós ainda é um ponto importante para as mães e essas mulheres também precisam ser alcançadas pela USF - tendo em vista seu papel de formadores de opinião.


Abaixo, trazemos algumas reproduções de falas de profissionais da USF Felipe Camarão II que participaram dessa experiência:

Beatriz, Auxiliar de Enfermagem

Como foi a oficina para você?
Foi ótima, muito proveitosa. Já temos uma certa experiência no assunto. Acrescentou mais.
A oficina lhe acrescentou algo? O que?
Sim, o incentivo ao aleitamento materno exclusivo, já que a maioria das mães trabalha e não amamenta até os 6 meses. Antigamente não existia esse incentivo ao aleitamento. As mães até batiam foto com as latas de leite ninho que os bebês comiam. As mães primigestas reclamam mais da amamentação e nas visitas domiciliares precisam conversar mais com elas e convencê-las do benefício do aleitamento.
O que você mais gosto na oficina?
Tudo foi muito proveitoso.
O que sugeriria para as proximas oficinas?
Em relação a outras que eu vi, precisaria ter mais conteúdo, pois sempre há coisas a acrescentar. Enfocar mais no pré-natal do casal também (homem e mulher juntos no pré-natal).
Socorro, Auxiliar de Enfermagem
Como foi a oficina para você?
Nunca tinha participado de nada em Aleitamento Materno. Foi muito interessante.
A oficina lhe acrescentou algo?
Nunca tinha tido experiencias com técnicas de Aleitamento Materno. Acho interessante as técnicas. Apesar de que o aleitamento não é meu setor na unidade, nunca tive essa experiência de aconselhar essas mulheres. Mas gostei porque conhecimento é sempre bom e como profissionais de saúde precisamos saber de tudo um pouco.
O que você mais gostou?
A troca da experiência de cada profissional. A questão da avó interferir no aleitamento materno e o uso de vacinas. Uma profissional disse que crianças que mamam tem mais dificuldade de engolir as gotinhas da vacina, apesar de conseguirem.
O que você sugeriria para as próximas oficinas?
Faltou a parte de planejamento familiar, em especial do tipo de anticoncepcional que as grávidas podem usar.